Radio Comilão

Texto da professora Lucimara Aparecida Grokoviski.

O projeto da Rádio Comilão surgiu com a professora Ana Paula Mara com o objetivo de diminuir o desperdiço de alimentos, motivando os alunos a aceitar as verduras, legumes e frutas oferecidos no almoço e lanche escolar proporcionando uma alimentação saudável.

Assim a professora criou uma programação diária para a rádio. Inicialmente a própria professora apresentava o “programa”,f alando sobre o cardápio do almoço, sobre os benefícios dos alimentos que seriam servidos naquele dia, integrando conteúdos trabalhados em sala a partir do programa Agrinho com as situações do cotidiano escolar.

No início nem a professora Ana Paula, nem as demais professoras imaginavam o reflexo que seu projeto teria não só na questão de alimentação como também no processo de aprendizagem dos alunos.

Sendo assim a Rádio Comilão se tornou a sensação da escola e aos poucos a professora Ana Paula foi deixando que os alunos se tornassem “radialistas”, tornando-se protagonistas daquele momento.

Nesses meses de rádio tivemos alguns convidados para o momento de Entrevista, as perguntas são produzidas em sala de aula pelas próprias crianças.

Em julho tivemos a primeira entrevistada que foi a funcionária Ivone que estava fazendo tratamento contra anemia e relatou para os alunos a importância de uma alimentação saudável no combate a essa doença. Também a nutricionista Elaine da SME, esteve presente contando sobre como é feito o cardápio das refeições da escola e o porquê deve ser assim.

A cantora Isabela Huk aceitou o convite da prof. Ana e comentou sobre a necessidade que teve de mudar sua alimentação por conta de problemas de saúde e sobre a importância de combater o bullying. Contamos também com a jornalista Mareli Martins que nos falou sobre sua profissão e sobre a alimentação vegetariana.

Em agosto contamos com a presença do prefeito e radialista Marcelo Rangel, do radialista e apresentador Jocelito Canto onde falaram sobre a profissão e sobre a sua alimentação.

No mês de setembro as entrevistas foram com a professora e contadora de histórias Liz Angela Gonçalves de Almeida , a professora Aparecida Castanho coordenadora de projetos na SME. que além de sua entrevista, trouxe oficialmente a notícia de que a Rádio Comilão foi selecionada para a final do Projeto Agrinho 2018, a Secretária de Educação Prof. Esméria de Lourdes Saveli e Dionéia Florão, que atua na área de enfermagem, nos falou um pouco sobre seu trabalho e sobre problemas de saúde relacionados a alimentação.

Em outubro tivemos a presença da dentista Naura Maria Basso de Lacerda que falou sobre a importância de uma boa alimentação para a saúde dos dentes, do presidente do sindicato rural patronal Gustavo Ribas Neto e do jornalista Antônio Anhaia editor da Revista Mais Rural.

A professora Ana Paula Mara inscreveu seu projeto no Concurso do programa Agrinho 2018 e foi selecionada para a final. No dia 08 de outubro ela esteve em Curitiba para apresentar o projeto a uma comissão julgadora e no dia 05 de novembro saberemos o resultado final.

No mês de julho os alunos do 4º ano produziram algumas perguntas em sala e no dia 11 de julho a aluna Carla ficou responsável pela entrevista ao vivo na rádio Comilão com a prof. Ana Paula.

Como a Rádio Comilão fez esse sucesso todo resolvi resgatar um pouco do trabalho realizado pela prof. Ana Paula até aqui. Conversando com os alunos surgiu a ideia de uma nova conversa com ela para saber o que está achando de todo esse sucesso da Rádio e também de uma conversa com as merendeiras da escola para saber a opinião delas sobre o projeto da Rádio Comilão.

Assim os alunos gravaram alguns vídeos, com a prof. Ana Paula, com as merendeiras e com uma das radialistas, aluna do 5º ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas 195 anos de Ponta Grossa

195 anos de Ponta Grossa

Outubro Rosa