Entrevista com os pais

Texto da professora Lucimara Aparecida Moleta Grokoviski.

Os alunos do 4º ano realizaram uma entrevista com seus pais, tios ou avós relembrando alguns fatos do tempo em que eram crianças. Depois de realizada a entrevista, os alunos compartilharam as respostas de seus familiares em sala de aula. Foi um momento muito rico, onde dialogamos e descobrimos fatos que foram marcantes para várias famílias, como o fato de levar os cadernos no pacote de arroz e o desejo de que os filhos aproveitam a infância porque passa muito rápido. 

Com base nas entrevistas cada aluno escreveu um texto sobre a Infância de ontem. Os alunos também fizeram um cartaz com os brinquedos e brincadeiras preferidos antigamente e os preferidos hoje. Também  produzimos um texto coletivamente comparando a infância de ontem com a de hoje.

Confira os textos de alguns alunos:

A infância de meus pais

A infância de meus pais era muito legal, pelo menos minha mãe  diz que foi.
Ela ia para a escola de camionete. A escola era uma casa de madeira e tinha alunos que levavam seu material em pacotes de arroz.
Quando cresceu minha mãe conheceu meu pai e se casaram.
Ela deixou um recado que é para “aproveitar a vida, brincar e estudar. Fazer o que tiver vontade, sempre com responsabilidade. As crianças no dia de hoje só querem celular e rede social, estão esquecendo de brincar de verdade.”
 João Gabriel Pianissolli

A infância da minha Bisavó

Minha bisavó me disse que quando ela era pequena, ajudava a dar comida para as galinhas, tirar leite das vacas e outras coisas.
Ela brincava com bonecas de milho, balança de pneu e pular corda.
Antes as escolas eram de madeiras, pequenas e tinham uma sala só.
Conversando com minha mãe ela disse que devo aproveitar a infância porque passa rápido.
 Murilo Néfi de Faria

Quando minha mãe era criança

                Na infância da minha mãe não tinha mochila, ela levava as coisas dela para a escola no pacote de arroz.
               Ela me falou que o pai dela apontava o lápis dos dois lados, quebrava ao meio e dava um pedaço para ela e outro para seu irmão.
                As brincadeiras da minha mãe eram boneca e bola, mas a que ela mais gostava era esconde-esconde.
                A minha mãe fala para mim: “estude muito”!
Wellinton José Rodrigues
  
Minha mãe
                Na infância de minha mãe, ela ia para a escola rural. Ela ia a pé e tinha que andar muitos quilômetros.
                Minha mãe brincava de pega-pega e de bicicleta. Ela tinha uma melhor amiga chamada Caroline.
                Minha mãe ajudava minha avó nas coisas da casa.
 Leonardo Ribeiro Martins

 A época de criança da minha mãe
                Na época que minha mãe era criança ela tinha uma amiga chamada Patrícia. Na primeira escola da minha mãe todas as turmas estudavam na mesma sala porque era no sítio. O nome da professora dela era Edinei e ela não lembra como foi seu primeiro dia de aula.
                Os brinquedos e brincadeiras que ela mais gostava era peteca, sabugo de milho, pular tábua, pular corda. Ela brincava de tudo.
                O sonho dela era ser professora.
O recado dela para as crianças é:” façam sempre o bem, mesmo que as pessoas te façam o mal, obedeçam sempre seus pais, respeitem as pessoas em geral e sejam felizes.”
 Nataly Sumenssi Bastos

Minha mãe me conta
Minha mãe sempre diz que quando ela era pequena ela ajudava bastante a minha avó com as minhas tias. Também conta que as brincadeiras que mais brincava eram bola, boneca, dominó, mas a principal era bicicleta.
Ela teve uma melhor amiga com a qual ainda mantém contato.
Ela conta que sempre foi uma ótima filha e teve uma mãe maravilhosa.
O recado que ela tem para dar as crianças é: “não tenham pressa de crescer porque quando crescerem vão querer voltar a ser criança. Aproveitem bem essa fase porque sem dúvida é a melhor!”

Graziela Aparecida de Oliveira

 Infância da minha mãe
                Na época da minha mãe ela andava muitos quilômetros para chegar na escola e tinha um saco de arroz para levar os cadernos.
                Como tinha brinquedos inventava com espiga de milho e bonecas de pano.
                Ela estudou até o quarto ano. Ela sempre fala para mim: “estude bastante para ser alguém na vida.”
 Rudson Rafael Ferreira Beje

A infância dos meus familiares

                Meu tio, avó e pai falaram que na época que eram crianças as coisas eram mais simples, moravam numa casa um pouco velha e as ruas eram muito esburacadas e os pisos de madeira rangiam.
                Hoje temos uma cidade melhor e graças a Deus moramos numa casa boa, firme e forte. As ruas de hoje são melhores do que naquele tempo.
                Minha avó falou que gostava muito de brincar. O brinquedo preferido dela era a bicicleta.
O recado dela para as crianças é que “aproveitem a infância antes de ser adultos porque a gente vai querer de novo ser criança.”
 João Vitor Antunes dos Santos

A infância de minha mãe

Na infância de minha mãe a escola era ótima e ela tinha o sonho de ser policial.
O brinquedo preferido dela era boneca e a brincadeira favorita era bete, ela brincava na casa do vizinho com a amiga dela.
Minha mãe tinha várias amigas, mas elas como não tinham celular, por isso não tem mais contato com elas.
O recado dela é: “estudem bastante!”
 Lucas Henrique Boltão Takahashi

                Infância de minha mãe

Na época que minha mãe era criança, ela gostava de brincar na casa de sua amiga que se chamava Neverim, elas eram bem amigas.
Minha mãe adorava comer arroz, feijão, macarrão, ketchup e mostarda.
Ela falava que a escola em que estudava era muito ruim. Ela tinha um sonho de casar, ter uma família, ter uma filha, que sou eu Brenda.
Minha mãe quis deixar um recado: “estudem para ter um futuro melhor, brinquem, se divirtam e aproveitem bastante porque ser criança é muito bom.”
 Brenda Vitória Ribeiro da Luz

 A época da infância de minha mãe
 Minha mãe disse que a escola em que ela estudava era limpa e organizada. Algumas crianças levavam pacotes de arroz com o material dentro pois não tinham mochila.
Minha mãe contou que no primeiro dia de aula ela chorou porque queria a mãe dela.
O recado de minha é: “O mundo é bem maior e mais bonito quando não visto pela tela do celular.”

Emmmanuel Perucelli Galvão

A infância de minha mãe
                Na época que minha mãe era criança havia boneca feita de espiga de milho, colchão de palha e pacote de arroz para levar material.
                Ela debulhava o milho para minha avó, ela trabalhava na roça e com 8 anos já trabalhava como babá.
                Ela estudou até a 4ª série. Era jogadora de futebol e gostava muito de jogar.

Karen Irene de Oliveira

A infância da minha mãe
                Minha fala que quando ela era pequena não tinha muito luxo e para ela o que tivesse era bom. Ela brincava e era muito feliz.
                As crianças mesmo faziam seus brinquedos, ela brincava na roça com bonecas de milho.
                O recado que minha mãe quer dar é que “estudem porque sem estudo não é nada e andar em boa companhia para aprender coisas boas.”

Priscila Maria Vieira da Rosa

A infância de minha mãe

                Na escola, na época que minha mãe era criança, ela tinha que levar o material no saco de arroz porque não existia mochila, por isso, minha mãe sempre diz para nós valorizarmos as coisas que temos.
                Também nessa época eles trabalhavam para conseguir dinheiro, por isso minha mãe sempre diz para eu estudar bastante para ser alguém na vida.
 Isabelly Victoria Vicente Domingues

A infância de minha mãe
                Meus pais sempre me disseram que eles ajudavam as pessoas e que eu também devo ajudar as pessoas.
                A minha mãe disse que o sonho dela era ser professora e enfermeira. A comida preferida dela era batata frita e miojo.
                Minha mãe disse que a melhor amiga dela era a Ana Paula, mas não tem mais contato com ela.
O recado da minha mãe para as crianças de hoje é: “principalmente estudar para mais tarde ser alguém importante, respeitar as pessoas do jeito que são, serem educados e nunca desistam de seus sonhos e de seus objetivos.”
Samantha Izabely Aparecida Modesto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas 195 anos de Ponta Grossa

195 anos de Ponta Grossa

Outubro Rosa